O Rajastão é o estado indiano mais famoso de todos. Aqui encontram-se algumas das mais importantes e verdadeiras joias da Índia turística.
A Índia do Rajastão é uma Índia hindu e muçulmana, mas essencialmente mística e recheada de significados. Aqui a tradição ainda é o que era, e este país dos Maharajas é ainda autêntico, verdadeiro, e atual. Aqui tudo ainda funciona da mesma forma que funcionava há séculos.
Mas mais do um interesse sociológico, o Rajastão é um território de monumentalidade, de arte, de conhecimento, de ensinamento, de pensamento, de estética de identidade. No Rajastão as cidades Património da Humanidade declarada pela UNESCO são várias.
Da bela Jaipur, com os seus palácios e elementos arquitetónicos milenares de estudo do cosmos, à azul e imponente Jodhpur, com o seu forte e palácio à elegante Jaisalmer, “Cidade Dourada” do Deserto de Thar, com o seu altaneiro castelo de terra e areia dourada, terminando na subtil, mas apaixonante Udaipur e o seu Lago recheado de Palácios, o Rajastão é único e talvez um dos mais belos territórios da Índia, da Ásia e do Mundo.
O Rajastão é assim uma Índia rica, impressionante, impactante, respeitadora e inspiradora de tradições, criadora e inventora de arte e conhecimento e tecnologia e arquitetura monumental e icónica.
Por tudo isto e muito mais, sim, pensamos, confirmamos e afirmamos, que o Rajastão é incontornável e essencial para quem quer conhecer a Índia na sua identidade central. Por outras palávras, o Rajastão é verdadeira e definitivamente Mítico!