Braveheart, Monstro do Lago Ness, A Guerra das Rosas, Highlanders, tudo isto são estórias e lendas, que constroem a nossa História e criam a nossa Mitologia. A Escócia é um dos mais icónicos reinos do Reino Unido, pois aqui inspiraram-se escritores e pintores, criaram-se reis e rainhas, travaram-se batalhas e ganharam-se guerras.
A Escócia é uma zona repleta de segredos e de locais para descobrir, onde se destacam os majestosos castelos, que já apareceram em tantos filmes, as suas paisagens verdejantes de cortar a respiração e onde habitam fadas, mas onde se situa a imaginária e fantástica escola de feitiçaria Hogwards com que tantos sonharam e que a saga Harry Potter tornou mundialmente famosa.
Mas nesta terra de Mitos e Lendas, algo bem característico são os seus lagos. Passando por vales e montanhas, onde as suas paisagens verdes são a sua mais importante característica cénica onde a sua beleza impera, o Lago Ness é o mais conhecido do mundo pelas suas lendas e pelo seu mítico monstro.
Mas nesta Escócia das Terras Altas há mais. Há ilhas com uma magia muito especial, há gastronomia muito própria e autêntica, há comboios que atravessam rios e cidades, há Edimburgo e Glasgow e Aberdeen e Inverness, há veados e javalis, mas também ovelhas e muitas flores, há kilts e tartans, há música e o maior festival de teatro do mundo. E claro, há o Scottish whisky. A palavra “uísque” deriva do gaélico “uísque beatha”, que significa “água da vida”, e em plenas Terras Altas, o Wisky é mais do que tradição, é uma “religião”.
À Descoberta das Terras Altas leva-nos a tudo isto e muito mais, porque a cultura escocesa é um mundo, ou não fosse a própria Escócia um Reino em Si.