Sabia que é em Edimburgo que existe o Maior Festival de Artes Performativas do Mundo? E sabia que os reis da Escócia tinham como trono uma pedra e que esta se encontra em Edimburgo? Esta é uma cidade que surpreende, pela sua longa História, pelo seu rico património e pela sua extensa cultura.
Claro que quando se pensa em Edimburgo, esta cidade é sinónimo de Escócia. Escócia é em si sinónimo de kilts, castelos, música gaélica, gastronomia, paisagens e lagos… e a sua capital tem isto tudo.
O Castelo de Edimburgo está no cimo de um impenetrável rochedo chamado Castel Rock (recuperado pelos autores da Série “Guerra dos Tronos”) e, graças a toda a sua história, mitos e lendas, foi inspiração para o incontornável Shakespeare para servir de cenário da sua icónica peça Macbeth.
Mas em Edimburgo há mais do que o Castelo. Há uma cidade medieval, património da UNESCO, que se organiza de forma triunfal em torno do Castelo, há uma cidade “moderna” georgiana, que corresponde a uma nova forma de vida urbana, que surge no Reino Unido, graças a uma Revolução Industrial e a novas formas viver a cidade e há os famosos festivais.
Sim, Edimburgo é berço de alguns dos festivais mais famosos do Mundo, como é o caso do Tatoo – festival de bandas militares – ou do Fringe – o maior festival de teatro e artes performativas do Mundo. Aqui a culrura é algo que faz parte da identidade da cidade e a própria cidade contagia a cultura que aqui é feita.
Edimburgo é o segundo destino turístico do Reino Unido, porque é a Escócia, em todo o seu esplendor, magnitude, espetáculo, pompa e circunstância!